Fatos sobre o carpete sujo – Interessante!

Carpetes podem absorver muita coisa!
Você provavelmente conhece um pouco sobre microfibras e por que elas são tão boas para limpar e reter sujeira. Essencialmente, são feitos de fibras divididas, o que aumenta drasticamente a sua área de superfície e significa que podem reter muito mais sujidade. Infelizmente carpete é essencialmente a mesma coisa, espalhado por todo o chão. O carpete médio pode suportar cerca de quatro vezes o seu próprio peso em sujeira! Isso significa que, se você não limpa seu carpete há algum tempo, ele provavelmente estará cheio de pele morta, poeira, migalhas de comida, terra, ácaros, pólen e muito mais.

Carpetes sujos são um pesadelo para alergias.
Como seria de esperar, toda essa poeira e sujeira são um pesadelo se você sofre de alergias. Proliferação de ácaros – organismos microscópicos que se alimentam de células mortas da pele. Agora, os ácaros são geralmente inofensivos e são tão pequenos que você nem notará que eles existem em circunstâncias normais. No entanto, se aparecerem em número suficiente, podem desencadear alergias bastante graves. Os sintomas podem variar de levemente irritantes, como coriza e olhos doloridos, a problemas mais graves, como inflamação da garganta e dificuldades respiratórias.
Quando você aspira ou caminha sobre um carpete muito sujo, isso pode perturbar a poeira interna, fazendo com que ela comece a circular novamente pelo ambiente. Isso significa que é mais provável que você respire, agravando as alergias e causando dor de cabeça.
Os ácaros não são os únicos seres vivos que vivem em um tapete sujo. Bactérias e células virais também podem ser encontradas lá. Como seria de esperar, essas bactérias potencialmente prejudiciais não perderão tempo em se multiplicar dentro do carpete. Se você notar um cheiro de mofo vindo do carpete, é altamente provável que as bactérias nas fibras sejam as culpadas. Na verdade, estudos mostram que o carpete contém cerca de 4.000 vezes mais bactérias do que o assento do vaso sanitário! Além disso, vírus como o Norovirus podem sobreviver em um carpete por quatro a seis semanas.

Nem toda mancha sai…
Algumas manchas sobrivem mesmo aos melhores processos de limpeza.
Existem alguns tipos de manchas que deixam marcas no carpete mesmo depois de terem sido visivelmente limpos. Infelizmente, são o tipo de manchas menos agradáveis – urina, fezes e outros fluidos corporais. Essas manchas deixam proteínas que grudam no carpete mesmo depois de você limpar o fluido agressor. Essas proteínas, por sua vez, fornecem uma fonte de alimento para as bactérias. Essa bactéria é o que faz o carpete cheirar tão mal. A lista de elementos que geram manchas que não saem felizmente não é longa, contudo quanto mais tempo levar para limpar, maior a chance da mancha não sair, portanto ação rápida é essencial.
O processo de lavagem de carpetes da Clean Carpet a vapor tem ótimos resultados em retirada de manchas!

A maioria das pessoas caminham calçados sobre carpetes.
Pessoas caminham calçadas sobre o carpete, isso significa que todos os germes, pedaços de sujeira, terra, pólen e muito mais que você pisou do lado de fora serão transferidos para o seu carpete. Pior ainda, usar sapatos não apenas deixa a sujeira no carpete, mas também a tritura, compactando-a na fibra e tornando-a mais difícil de remover. Justamente por isso é tão importante usar capachos nas áreas de entrada e transição de ambientes. Os capachos vão segurar a entrada dessas impurezas e aumentar a durabilidade da limpeza dos carpetes.