3 Coisas Terríveis Sobre Carpete Sujo

1. Resíduos arenosos que destroem as fibras do seus carpetes.
Se você se abaixar e inspecionar de perto seu carpete, separando as fibras com as mãos, ficará surpreso com o que encontrará! Você provavelmente encontrará algo que se parece um pouco com uma praia – seus carpetes estarão cheios de areia! Essas minúsculas partículas de areia vêm do solo, deixadas para trás depois que a sujeira mais escura, semelhante a argila, é removida. Os pedaços de areia que sobrarem descerão pela fibra do carpete, depositando-se no fundo e resistindo aos esforços do aspirador de pó.
Você pode estar pensando que, como você nem sabia que essa areia estava lá até olhar, não é grande coisa. Infelizmente, ignorar esse problema é a pior coisa que você pode fazer. Essas minúsculas partículas de areia são ásperas e afiadas e não são nada inofensivas no carpete – elas se movem conforme você caminha sobre o carpete e deslocam as fibras. Você provavelmente pode ver onde isso está acontecendo! Com o tempo, esses grãos de areia cortarão e rasgarão a base das fibras do carpete, eventualmente cortando-os pela raiz. Isso pode – e irá – causar manchas calvas e fibras rachadas, fazendo com que seu carpete pareça opaco e desgastado.

2. Você não pode confiar apenas em aspiração
Você pode pensar que aspirar regularmente seus carpetes é suficiente para mantê-los com uma aparência impecável, mas não é o caso. Embora certamente ajude a limpar a camada superior de poeira (os resultados variam dependendo da qualidade do seu aspirador), mesmo os melhores aspiradores terão dificuldade para puxar a sujeira da parte inferior do carpete.
A melhor solução é contratar uma empresa especializada em lavagem de carpetes como a Clean Carpet para limpar profundamente cada fibra. Nossos sistemas de lavagem a vapor ou a seco penetram no carpete quebrando a sujeira e levantando-a em direção à superfície onde será prontamente removida. Isso não apenas mantém a aparência do seu carpete, mas também garante que ele permaneça saudável e ajuda a evitar danos causados por partículas de areia nas fibras do carpete.

Afinal, por que carpetes atraem tanta sujeira?
Parece que eles tentam puxar a sujeira, não importa o quão cuidadoso você seja. Há duas razões para isso. A primeira é a simples eletricidade estática, que faz o carpete funcionar como um ímã para pequenas partículas de sujeira. Uma explicação muito simples para isso é que a estática ocorre quando dois objetos se esfregam. Como você pode imaginar, as fibras do carpete se esfregam muito quando você passa por elas, então elas acumulam rapidamente uma carga constante de baixo nível. Essa carga não é visível – você não terá raios crepitando em sua sala nem nada – mas é substancial o suficiente para atrair constantemente partículas de poeira que flutuam no ar.
Como se isso não bastasse, seu carpete é revestido por uma espécie de resíduo gorduroso que vem de pele morta, oleosidade de cabelos e pelos de animais de estimação, migalhas de comida que caem e muito mais. Isso faz com que a sujeira grude nas fibras do carpete como cola. Então você tem que lidar com a estática que atrai sujeira para o carpete e esse resíduo oleoso garantindo que ele fique preso ali!