Você vai comer a pipoca que caiu no chão?

Muita gente já ouviu falar da regra de 5 segundos, onde você pode pegar um alimento que caiu no chão desde que esse alimento não fique no chão por mais de 5 segundos sendo ainda seguro para comer, afinal de contas não ficou no chão por muito tempo, certo?

Cientistas da Universidade de Clemson realizaram testes em 2007 e descobriram que essa regra é um mito, pois a aderência microbiológica acontece de forma quase instantânea transferindo ao alimento uma série de micro-organismos que fazem muito mal a saúde. Fato que quanto mais tempo o alimento passa no chão, maior a chance de contaminação, sendo assim, existe uma ponta de verdade nesse mito ao fim das contas!

A resposta completa a regra de 5 segundos na verdade seria: depende!

Quanto tempo faz que o chão não foi limpo?

Que tipo de uso foi feito do piso? Por exemplo o chão de um ônibus ou o chão da sua casa.

Que tipo de comida caiu no chão? Alimentos secos como pipoca ou mais gordurosos como salgadinhos.

Tudo isso vai influenciar no índice de contaminação que vai acontecer de qualquer maneira.

O importante de tudo isso é identificar a importância em manter os pisos sempre limpos pois as pessoas trazem em seus sapatos todo tipo de micro-organismo nocivo a saúde. Um perfeito exemplo, a Salmonella Typhimurium, a Salmonella Entérica e comumente encontram como contaminante em pisos acarpetados e bastante nociva a saúde humana. Isso sem falar em micro-organismos que podem se desenvolver em ambiente úmido com restos de alimentos como bolores e fungos. O simples ato de pegar uma caneta no chão pode transferir as mãos uma série de contaminantes. A pessoa pode após tocar o piso para pegar a caneta, coçar os olhos ou por a mão na boca gerando a contaminação. Dentro dessa mentalidade imagine a situação dos alimentos?