Manchas

Manchas no carpete são o inimigo número um da boa aparência. A dúvida é sempre a mesma: A mancha vai sair na limpeza? A resposta é sempre: depende! Depende da qualidade do carpete, do tipo de mancha, e do tempo que a mancha está lá.

Manchas precisam de ação imediata oferecendo quase sempre uma solução satisfatória, agora manchas que estão a semanas ou mesmo meses no carpete podem não ter solução.

 

Primeiro vamos entender que existem vários tipos de manchas!

A mancha mais comum é proveniente de acidentes com bebidas ou alimentos. Esse tipo de mancha é a mais fácil de ser removida, principalmente se a mancha for recente. Nós temos um vídeo no youtube que explica passo a passo como remover esse tipo de mancha. Clique aqui para assistir

Link: https://www.youtube.com/watch?v=yFAOcKPaTUs

Manchas de cola são provenientes de uma má instalação do carpete. A cola ainda sem cura é comprimida contra o carpete e transborda nas bordas. Manchas com um lado completamente reto e outro irregular na borda do carpete em placa denunciam esse tipo de mancha que não é removível em nenhum processo de limpeza de carpete comum

Manchas oriundas de graxas, lubrificantes ou outros produtos industriais. Ao contrário do senso comum muitas dessas manchas saem no processo de limpeza profissional, mas dificilmente são removidas com processos caseiros. O mais importante é não usar produtos de limpeza inadequados e processos errôneos que podem perpetuar as manchas.

Manchas de contraste. Manchas de contraste aparecem quando o carpete usado é removido de um ambiente e instalado em um novo ambiente. A movimentação das placas apresenta placas com lado a lado com desgaste diferente gerando a má aparência. Nenhuma modalidade de lavagem é capaz de igualar ou remover o contraste de placas usadas.

Manchas de tráfego são causadas por negligência no cuidado com a limpeza dos carpetes. Conforme explicado no texto de aspiração (clique aqui se você não leu) a correta manutenção do carpete garante sua longevidade e evita que manchas de tráfego apareçam em seu carpete. Manchas de tráfego podem não sair em processos de limpeza de carpetes.

Agora que entendemos os tipos de mancha vamos trabalhar na prevenção? O conceito é fácil de entender:
Uma boa barreira de contenção 
Uma boa aspiração link 
Um bom processo de remoção de manchas
Uma boa lavagem de carpetes link 
Uma coisa puxa a outra e todas essas ações juntas garantem a longa vida de seus carpetes livres de manchas e sempre com boa aparência.