Muito se fala sobre qualidade de ar em ambientes fechados, sobre a poluição interna de ambientes.
Inevitavelmente a “culpa” recai sobre o carpete, mas até que ponto o carpete é o real responsável?
Estudos conduzidos pelo Carpet and Rug Institute nos Estados Unidos levam a crer que, na verdade, o carpete contribui com a melhor qualidade do ar, pois age como um filtro que prende partículas em suas fibras. Qualquer sujidade que cai sobre o carpete, tente a ficar presa em suas fibras até que seja removida através de aspiração mecânica. Superfícies lisas como pisos frios permitem que sujidades aéreas circulem livremente deixando o ar mais poluído.
Doenças respiratórias são oriundas da ausência de um plano de limpeza nos carpetes OU por ações errôneas no processo de limpeza do carpete. Um ambiente limpo e saudável vem de ações bem programadas e bem realizadas. Quando um bom plano está em ação o carpete não é um causador de doenças.
A questão principal reside na manutenção efetuada no carpete. É comum associar a limpeza do carpete a um processo esporádico e pontual quando é na verdade um processo continuo e paulatino. Um carpete negligenciado pode sim se tornar uma fonte de poluentes e má aparência, mas não precisa ser assim.
Fábricas de carpetes nos Estados Unidos tem diferentes manuais de manutenção onde tudo é claramente explicado, basta que a empresa que se propõe a realizar a limpeza siga a risca o que diz o manual. Desta forma não existe desgaste pré-maturo ou resíduos químicos desnecessários no carpete. A limpeza realizada não deve deixar resíduos visíveis no carpete, tais resíduos químicos são agentes contaminantes e precisam ser removidos no processo de limpeza.
Siga esses passos:
- Obtenha o manual de manutenção de seu carpete.
- Verifique o método indicado pelo fabricante do carpete para limpeza
- Verifique se a prestadora de serviço selecionada tem um programa aderente ao exigido pelo fabricante.
- Exija e comprove certificações.
Estabeleça e siga um plano de ação para limpeza dos carpetes, os benefícios são inúmeros. Carpetes bem mantidos duram muito mais gerando economia em vários aspectos:
- Redução da pegada ecológica da empresa evitando trocas pré-maturas
- Saúde aos ocupantes do espaço
- Redução em contas elétricas devido a isolação térmica