A principal razão da limpeza nas empresas é trazer saúde aos seus colaboradores. Porém, existe um limite, onde o ambiente considerado limpo, livre de micróbios e doenças pode ser o oposto de saudável.
A guerra aos micróbios e suas consequências
Nos anos 50 a limpeza declarou guerra aos micróbios. Era amplamente sabido que micróbios proliferavam doenças e traziam malefícios ao ser humano. Diversos produtos de limpeza foram criados alardeando a assepsia de ambientes de forma comprovada. A mentalidade por trás desse pensamento era eliminar todo tipo de microrganismo a fim de oferecer saúde aos ocupantes.
Para isso, utilizavam na limpeza produtos como Percloroetileno, Formaldeído, 2-butoxientanol, Amônia, Hidróxido de sódio e cloro, muito químicos e ainda utilizados na limpeza.
As consequências começaram a aparecer no início dos anos 70 por várias doenças neurológicas, respiratórias e alérgicas gerando bastante confusão nos meios médicos.
Quadros como irritações de garganta e olhos, dores de cabeça e até mesmo o câncer estão comprovadamente associados dos produtos químicos que falamos.
Produtos químicos mais perigosos que os organismos
De acordo com o Departamento de Saúde americano, a amônia ainda é comumente usada em produtos de limpeza. Sua exposição está associada a danos no pulmão e a diversos tipos de irritações.
Na verdade, o ambiente não estava sendo limpo, o ambiente estava sendo contaminado com produtos químicos muitas vezes mais perigosos que os próprios microrganismos.
Como tudo na vida, o ser humano aprende por tentativa e erro. Aprendemos que a guerra contra os microrganismos é uma guerra impossível. Sempre teremos microrganismos no ambiente.
O novo objetivo da limpeza de empresas passa a ser o de gerar um ambiente saudável, um balanço entre químicos e microrganismos convivendo em harmonia sempre com a saúde humana como foco.
Como tornar sua empresa um ambiente limpo e seguro para seu colaborador
Foram criados novos produtos de limpeza, que são mais modernos e seguros. Possuem baixa concentração de químicos e são formulados a base de água. Eles não trazem consequências indesejáveis aos seus colaboradores, fazendo a limpeza atender seu objetivo principal: criar ambientes saudáveis.
A Clean Carpet, especializada em soluções de limpeza e higienização de ambientes de empresas, desenvolveu e utiliza o Encapclean, um produto de limpeza à base de água e com baixa toxicidade, verificado e certificado pelo HBC (Healthy Building Certificate) que atesta sua qualidade, segurança e garantindo a saúde dos ocupantes de ambientes recentemente limpos.
Com mais de 12 anos de história, lavamos mais de 8 mil km2 entre carpetes e pisos vinílicos em empresas. Nossa equipe altamente capacitada e com técnicas e equipamentos de última geração, levamos saúde e segurança para os colaboradores com métodos eficazes e mensuráveis.
Querendo o melhor ambiente para seus colaboradores?
Entre em contato conosco e solicite uma visita técnica para conhecer nossas soluções para seu ambiente aqui.