Que micro organismos vivem em ambientes sujos todo mundo sabe, mas existem superfícies como carpetes, que tem um potencial de manter micro organismos que podem causar mal a saúde com mais facilidade. Carpetes higienizados da maneira incorreta podem inclusive potencializar a proliferação de micro-organismos gerando um ambiente mais insalubre do que um ambiente que não foi higienizado. Vamos ver isso direito?
Micro-organismos podem ser bactérias, vírus, fungos, ácaros e mofo. A grande maioria desses organismos não causam mal a saúde e podemos conviver sem problemas com eles, contudo, temos uma série de micro-organismos que podem sim trazer sérios problemas de saúde. Assim como tudo o que é vivo, os micro-organismos precisam de um ambiente propício a seu desenvolvimento. Nós precisamos de oxigênio, água, comida entre uma série de fatores para viver. Os micro-organismos também! Acima de tudo, eles precisam de umidade. Processos de limpeza que deixam os carpetes úmidos por muito tempo, acima de 24 horas podem potencializar a proliferação e não a diminuir. Carpetes precisam estar completamente secos em 24 horas, sempre!
Entendida a questão da umidade precisamos avaliar o potencial de higienização dos produtos de limpeza utilizados. Hoje em dia produtos de limpeza modernos são a base de água que tem eficiência na redução de micro-organismos, mas não causam mal a saúde humana. Isso é crítico!
Muito importante também é a aspiração dos carpetes usando aspiradores especializados com filtros HEPA. Aspiradores comuns acabam devolvendo ao ar todo tipo de impureza pois recolhem as sujidades e sem filtros devolvem essa sujidade ao ar ambiente criando um ambiente insalubre.
Mas afinal, quais os micro-organismos que encontramos nos carpetes?
Listeria pode causar infecção potencialmente fatal no neonato incluindo bacteremia e pneumonia, e são uma causa comum de meningite bacteriana neonatal. Listeria é uma bactéria comumente encontrada em carpetes sujos e afeta principalmente recém nascidos e idosos.
As infecções por Staphylococcus aureus oscilam de leves a potencialmente mortais. Porém, a bactéria pode viajar pela corrente sanguínea (chamado bacteremia) e infectar praticamente qualquer local do corpo, em especial válvulas do coração (endocardite) e ossos (osteomielite). Essa é outra bactéria comumente encontrada em carpetes sujos.
Os ácaros são responsáveis por mais de 80% das doenças e alergias respiratórias. Porém também pode afetar áreas cutâneas, ou seja, regiões da pele, provocando a formação de cravos e, em casos mais graves, causando sarna – uma infecção contagiosa que causa coceira. Ácaros não gostam muito de viver no carpete pois vivem de comer pele. Carpetes limpos não vão ter pele humana contudo, é importante lembrar que o ser humano chega a perder 50 mil células de pele por minuto, então, se o carpete estiver sujo, seguramente contém pele humana e daí sim, cria um ambiente propício para o acaro.
Para pôr fim aos riscos de saúde mantenha os carpetes sempre limpos. Escritórios devem ser higienizados ao menos 2 vezes ao ano e idealmente 4 vezes ao ano. O processo de aspiração é igualmente importante usando sempre aspiradores especializados.
Chame a Clean Carpet e crie um ambiente acarpetado saudável, agradável e 100% seguro.