5 PRINCIPAIS RAZÕES PARA LAVAR SEU CARPETE – RAZÃO NÚMERO 3

Manter é sempre mais barato do que trocar.

Dando andamento as 5 principais razões da importância de lavar seus carpetes vamos a razão número 3. Lembrando que a razão número 1 envolve a durabilidade do carpete, clique aqui se você ainda não leu. A razão número 2 envolve o aumento de durabilidade do carpete quanto corretamente higienizado. Clique aqui se você ainda não leu.

Vamos a razão número 3! Manter é sempre mais barato do que trocar.
A falta de verba para manutenção dos carpetes é uma justificativa muito comum para ausência de plano de limpeza. Temos basicamente tres cenários quando o assunto é manutenção de carpetes.

O primeiro cenário tem como plano de ação não lavar os carpetes e não criar um plano de manutenção. No momento onde o carpete estiver demasiadamente sujo será trocado.

O segundo cenário tem processos “spot” de lavagem, nesse cenário o carpete é lavado apenas quando aparenta estar muito sujo.

O terceiro cenário tem um plano de manutenção e limpeza pré-programado.

Abaixo temos um gráfico que analisa três diferentes cenários.

O primeiro cenário representado pela linha vermelha mostra a condição do carpete através do tempo. Nesta situação, o carpete não é mantido em nenhuma forma e nenhum sistema de aspiração específico e estabelecido. O carpete é completamente negligenciado. Em apenas três anos o carpete já está abaixo da linha de boa aparência representada pela linha verde. Em quatro anos o carpete já precisa ser trocado.

O segundo cenário representado pela linha azul mostra a condição do carpete através do tempo. Nesta situação, o carpete é limpo apenas quando visualmente se apresenta sujo. O processo de limpeza não necessariamente é anual. O carpete recebe algum tipo de aspiração, mas nada específico. Em cinco anos o carpete já está abaixo da linha de boa aparência e aos 7 anos precisa ser trocado.
O terceiro cenário é representado pela linha amarela mostra a condição do carpete através do tempo. Nesta situação, o carpete recebe um planejamento de lavagens com datas previamente agendadas e aspirações especializadas de acordo com as normas de cada fabricante de carpetes. Em nenhum momento o carpete fica abaixo da linha da boa aparência e sua durabilidade pode facilmente passar dos 11 anos em ótimas condições.
Entendemos facilmente que a lavagem aumenta a durabilidade dos carpetes! Isso inclusive é discutido na razão número 1. Agora vamos estender esse conhecimento para os valores.

A planilha abaixo representa uma comparação de custo entre dois planos de ação
diferentes
.

No primeiro plano é tomada a decisão de não manter ou lavar o carpete. No momento em que o carpete estiver com uma aparência ruim será trocado.
No segundo plano é tomada a decisão de manter regularmente um processo de limpeza do carpete durante toda a sua vida útil.
A comparação envolve uma área de 1000 m2 ao longo de 12 anos.
Adicionalmente, ao longo dos anos, uma nota de aparência é dada ao carpete. Essa nota vai se somando durante os anos e depois é gerada uma média de aparência geral do carpete.
Ao final, constatamos que a opção de não manter o carpete não faz sentido financeiro pois ao final dos 12 anos temos um custo significativamente maior do que a opção de gerar um plano de manutenção.
Mesmo somado todo o custo das 2 lavagens anuais, o custo do aspirador de pó especializado o valor final ainda é muito menor do que o primeiro cenário.

Outro ponto importante é a média de aparência do carpete ao longo dos anos. A nota de aparência média é muito inferior no primeiro cenário quando comparado ao segundo cenário.
Ao fim temos no primeiro cenário um custo elevado e um convívio com carpete sujo sendo que o segundo cenário tem um custo mais atrativo com um carpete limpo e bem cuidado.

Faz sentido financeiro manter limpo seus carpetes!